quinta-feira, 4 de março de 2010

AS MÁXIMAS DO KARATE

DOJO KUN

(MORAL DO DOJO)

HITOTSU! JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Primeiro! Esforçar-se para a perfeição do carácter

HITOTSU! MANOTO NO MICHI O MAMURO KOTO
Primeiro! Defender os caminhos da verdade

HITOTSU! DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU NOTO
Primeiro! Fomentar o espírito de esforço

HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO
Primeiro! Honrar os princípios de etiqueta

HITOTSU! KEKKI NO YU O YMASHIMURU KOTO
Primeiro! Guardar contra a coragem impetuosa

Esforçar-se para formação do carácter

Ser uma pessoa conhecida por ser tratável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar pontapés e socos bonitos.

Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para um karateca.

Deve-se praticar Karate para obter principalmente paciência, perseverança, concentração e humildade.

Em combate deve-se desenvolver a humildade, a piedade, o controle.


Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão

A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, é um atributo exclusivo da espécie humana.

O karateca deve-se tornar cada vez mais humano e ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, reflectir as atitudes, compreender o mundo e a vida.

O que distingue um aluno de um mestre ou sensei é que o sensei “nasceu antes” para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.


Criar o intuito de esforço


Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se a aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer.

Esforçar-se implica ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.

Este item deve ser treinado principalmente fora do DOJO: esforçar-se mais na escola (no estudo e no comportamento), em casa (no respeito e na obediência), no trabalho.


Respeitar acima de tudo

A essência do Karate-Do é a cortesia, porque o seu propósito é aprimoramento pessoal. “Não aprimoramos para lutar, mas lutamos para aprimorar”, e este aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa.

A pessoa deve pensar do modo mais correcto, sentir do modo mais harmonioso, conseguir movimentar-se com máximo de equilíbrio e precisão, relacionar-se com os outros do modo mais sensato.

Não devem importar os motivos mas o nosso comportamento final. Por isto o “acima de tudo”. Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a ideia que abraça.


Conter o espírito de agressão

As pessoas possuem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal. O homem, por ser potencialmente superior, se ofendido tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor. Provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu caluniador.

Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do Karate-Do.

Sem comentários:

Enviar um comentário