O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente.
"Há alturas em que a criança, para se sentir segura, precisa de mostrar aos outros que é mais forte, … o bullying pode ser encarado como uma forma de exorcizar os medos."
Este comportamento é praticado por um sujeito ou por um grupo de sujeitos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro sujeito ou grupo de sujeitos. É praticado por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.
A escola é um dos lugares onde o bullying é exercido com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Para garantir a conquista pelo poder, "os agressores vão detectando as suas vítimas nos recreios da escola". O bullying baseia-se, por isso, numa luta desigual: há uma vítima e um agressor (também conhecido por bully). As vítimas são, normalmente, "miúdos emocionalmente retraídos e com menos capacidades para encontrarem soluções ou fazerem queixa".
O bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e, em último caso, ao suicídio conhecido por "bullycide".
Efeitos do bullying
Quando praticado de forma persistente pode ter um ou vários efeitos no sujeito e/ou no ambiente onde ocorre.
Efeitos sobre o sujeito:
- Ansiedade Sensibilidade a determinadas brincadeiras
- Perda de auto-estima
- Tristeza e irritação
- Medo de expressar emoções
- Problemas de relacionamento
- Abuso de drogas e álcool
- Auto-mutilação e mesmo suicídio (bullycídio)
Efeitos no ambiente escolar:
- Níveis elevados de abstinência escolar
- Alta rotatividade do quadro de pessoal
- Desrespeito pelos professores
- Número de faltas elevado
- Porte de arma por parte de crianças com o objectivo de se protegerem